Trilhas de Conhecimento

A partir do quinto semestre, o estudante escolherá uma trilha de conhecimento para cursar entre as quatro ofertadas pelo curso. As quatro trilhas ofertadas são: Gestão de Marketing; Gestão Financeira; Gestão e Execução de Estratégias; e Gestão de Negócios Digitais. Uma breve descrição das trilhas de conhecimento disponibilizadas pelo curso de Administração da ESPM-SP aos seus estudantes pode ser encontrada a seguir:

Gestão de Marketing

Aproveitando a expertise da instituição nesta área, a trilha de gestão de marketing busca formar um administrador capaz de gerir a área de Marketing de um negócio, desde o lançamento de produtos, passando pelas estratégias mercadológicas, comunicação com o mercado, e outras atividades afins. A ideia é formar um profissional com um olhar para as necessidades do seu público, um profissional que encontre soluções inovadoras para os problemas empresariais, observando o que acontece dentro e fora da empresa.

Para atender a este objetivo, a trilha é constituída pelos seguintes componentes curriculares:

  • Comunicação de Marketing
  • Business Intelligence
  • Marketing de Nichos
  • Métricas em Marketing

Gestão Financeira

O gestor, diante da complexidade do mundo empresarial, precisa ter uma visão holística da empresa para promover a satisfação dos parceiros internos e externos (stakeholders). Assim, a especialização em Finanças capacita o egresso do curso de administração da ESPM-SP a tomar decisões avançadas na gestão de operações com o mercado financeiro, por meio de técnicas e métricas como, governança, títulos de renda fixa e variável, valuation, private equity, riscos, compliance, bonds, dentre outras, para conduzir soluções efetivas, integradas ao modelo de negócio da empresa, tanto no mercado interno quanto internacional.

Com tal finalidade, a trilha foi estruturada a partir da oferta das seguintes disciplinas:

  • Finanças Internacionais
  • Governança, Riscos e Compliance
  • Mercado de Capitais
  • Avaliação, Fusões e Aquisições

Gestão e Execução de Estratégias

Em um cenário de complexidade organizacional e analítica crescente, alta ambiguidade e incertezas inerentes ao processo decisório, os gestores possuem o desafio de criar e executar, de forma integrada, insights estratégicos relevantes. Pensando esse tema sob perspectiva multidisciplinar, a trilha de especialização em Gestão e Execução de Estratégias visa capacitar o administrador para criar inteligência competitiva a partir de métricas do ambiente digital (perspectiva digital), integrar indicadores e análises financeiras para a (re) definição de opções estratégicas (perspectiva financeira), compreender mecanismos para o monitoramento e controle na execução de estratégias estabelecidas (perspectiva de execução), bem como desenvolver, por meio de ferramentas de decision analysis, racionais para a tomada de decisões estratégicas com alto valor potencial e riscos adequados às organizações (perspectiva analítica).

Com tal propósito, a trilha é constituída pelos seguintes componentes curriculares:

  • Criando Valor com Métricas Digitais
  • Indicadores Financeiros como Alavancas Estratégicas
  • Execução Estratégica
  • Qualidade de Decisões sob Incerteza

Gestão de Negócios Digitais

Como forma de atender às constantes inovações mercadológicas e exigências empresariais, a trilha de Gestão de Negócios Digitais tem como objetivo capacitar o estudante a entender e analisar as diferentes formas de criar valor por meio de negócios digitais e seus respectivos impactos nas empresas. Assim, poderá se apropriar das mídias digitais como forma de impulsionar os negócios e, com isso, saberá desenvolver e avaliar a performance de lojas virtuais, vinculando métricas digitais ao desempenho organizacional com insights que possam incrementar a inteligência competitiva nas empresas.

Para atender a este objetivo, a trilha é composta pelos seguintes componentes curriculares:

  • Modelo de Negócios
  • Marketing Digital
  • E-commerce e Logística
  • Análise de Métricas Digitais