Case Nielsen-ESPM: estratégia Go to Market Cafezin

No dia 07 de novembro de 2018 foi realizada a banca final do Case Nielsen-ESPM Cafezin, sob a orientação dos Professores Helder Haddad e Arnaldo Mendes Junior, bem como  a presença do executivo de contas da Nielsen, Lucas Araneo.

 A partir de um briefing desenvolvido e apresentado pela Nielsen, os estudantes do 3o. Semestre do curso de Administração da ESPM-SP enfrentaram ao longo de semanas o desafio de analisar o cenário competitivo da categoria de cápsulas de café, no intuito de propor uma estratégia de lançamento go to market para uma nova marca chamada Cafezin.

 Com amplo material de apoio, contendo dados e informações sobre as ferramentas de análise da Nielsen (Retail Index, HomeScan e SCQA), participação em sala de aula de seus profissionais (Felipe Santarosa e Lucas Araneo), e também contando com a consultoria, orientação e acompanhamento dos professores Helder Haddad, Arnaldo Mendes Junior e Eduardo Francisco (respectivamente das disciplinas Pesquisa Integrada, Marketing III e Estatística Descritiva), os alunos responderam ao problema proposto, apontando recomendações sobre a região geográfica onde se deve começar a expansão, alternativas de canal de distribuição, posicionamento de preço da nova marca e formas de alcançar o consumidor de cápsulas de café, com a quantificação da oportunidade (ganho de market share). 

 De um total de 12 grupos, os professores Helder Haddad e Arnaldo Mendes Junior selecionaram em uma banca intermediária, nos dias 01 e 05 de novembro, 4 grupos finalistas para a banca de avaliação final com a Nielsen. Celebrando o desempenho dos finalistas, a Nielsen forneceu certificados sobre a atividade realizada. 

Conheça também...