Marketing e Psicologia Aplicada às Organizações com Cases Harvard : Monte Everest, Thomas Green, Embraer, entre outros.

“Trata-se de um método de ensino-aprendizagem em que há a reconstrução contextualizada de uma situação real e os estudantes são munidos de dados e informações capazes de subsidiar exercícios que envolvem uma abordagem interdisciplinar e evoluem da análise para a discussão em grupo, e a formulação de soluções para o problema proposto. Esta técnica é frequentemente usada no popular MBA ou mestrado para analisar casos reais vividos por empresas no passado. É baseada na utilização de casos reais e resolvê-los por meio do grupo de análise, brainstorming, inovação e ideias criativas. O método do caso desperta a curiosidade, capacidade, analítica e criatividade dos estudantes” (NIP, Recursos Didáticos Alinhados à Pedagogia Ativa, versão Out./2017) .

No curso de Administração da ESPM-SP, os estudantes vivenciam estes casos reais, aprendem a tomar decisões e são incentivados a estabelecer o raciocínio de um executivo desde o primeiro semestre da faculdade. Tendo como exemplos as disciplinas de Marketing e Psicologia Aplicada às Organizações, os alunos têm a oportunidade de resolver problemas tão completos quanto as questões que vivenciarão no mercado de trabalho.  Como exemplos, em 2018, os estudantes foram expostos ao caso da Embraer. O professor Marcelo Zorovich destaca os principais aspectos discutidos, tais como: a relevância do Brasil na cadeia produtiva de aviões, os segmentos de mercado e as parcerias estratégicas da empresa, a inovação em diversas etapas da linha de produção, os investimentos em P&D e marketing, a importância do contexto institucional para operação da Embraer, além do cenário de concorrência e a situação em andamento com a Boeing.

Por sua vez, a Professora Flávia Feitosa, que também esteve em treinamento na Harvard Business School (2018), ressalta os seguintes cases utilizados: Monte Everest – 1996 e Thomas Green: poder, política interna e uma carreira em crise. Nestes cases são trabalhados aspectos da psicologia e comportamento organizacional, como: liderança, poder, política, motivação, conflito e relacionamento interpessoal. Por exemplo, no caso do acidente do Monte Everest, em 1996, o maior acidente da história do pico, que acarretou na morte de vários alpinistas, estudamos os problemas de liderança enfrentados pelo grupo, desde a organização da expedição, seleção das pessoas que comporiam o grupo e desenvolvimento das etapas necessárias para a formação de uma equipe. As várias falhas cometidas pelos líderes, poderiam ter sido evitadas, assim as mortes poderiam não ter ocorrido. É uma grande lição de liderança ler o caso, ver o filme sobre o acidente e discutir a teoria aplicada à realidade.

Conheça também...